POETA FRANCIS GOMES

POETA FRANCIS GOMES

PALESTRAS, OFICINAS, COMPRA DE OBRAS LITERÁRIAS.

CONTATOS:

contatos:
poetafrancisgomes@gmail.com
11 954860939 Tim watsapp
11 976154394 Claro

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PARTE DO CORDEL APELIDOS

Apelidos

Eu não sei quem inventou
A peste do apelido
Se foi um cabra safado
Ou até mesmo atrevido,
Para aprontar tal coisa
E ainda achar divertido,

A verdade é que existe
Apelido de todo jeito,
Alguns até engraçados
Outros puro preconceito,
Mas tem aquele que cai
Como luva no sujeito.

O apelido muitas vezes
Tem haver com a pessoa,
O lugar onde nasceu
Se é ruim ou se é boa,
Se trabalha ou se gosta
De viver andando atoa.

Com o seu jeito de ser
Se é bonita ou feia,
Se é alta ou se baixa
Se é magra ou meio cheia,
Se fala pouco ou se gosta
De falar da vida alheia.

Seja da forma que for
Odeio todo apelido,
Sendo ele engraçado
Sendo ele divertido,
Para mim é  do diabo
Ou de algum pervertido.

Essa vida às vezes tem
Momentos inexplicáveis
Uns bons e outros ruins
Alguns até memoráveis,
Uns causam pequenos danos
E outros irreparáveis.

Visitando uma cidade
Eu fiquei meio perdido
Sem achar o endereço
 Do nome desconhecido,
Lá todos se conheciam
Por meio de apelido.

Mas quando fui explicando
Como que era o sujeito
Um falou: — Eu sei quem é,
Ta falando do prefeito,
Casado com a baleia
E é pai do sem peito.

Perguntei qual o seu nome?
Ele disse: — É bacurau,
Este aqui é o Ferrugem,
E aquele é Catatau,
E os dois que estão sentados
Vira Lata e Zé Mingau.

Rapaz mas eu não sabia
Que Mané era prefeito,
Me fale como foi isto
Me explique isso direito,
Como que ele conseguiu
Votos para ser eleito?
  
Bacurau disse: — Seu moço
O senhor ta enganado,
Prefeito é o nome dele
Aquilo é um coitado,
Não sai do bar do Salsicha
Bebendo com o Deputado.

O prefeito é seu Soneca
Casou com dona Preguiça,
Tem um filho e uma filha
A Tartaruga e o Linguiça,
O pai dele já morreu
Só ficou dona Carniça.

Eu falei seu Bacurau
Não me leve por maldade,
Peço que o senhor me fale
Com toda sinceridade,
Como é que se chama mesmo
O padre desta cidade?
           
Ele falou: — É um santo
Com ele não tem mutreta,
Deus abençoe este homem
O santo padre Mula Preta,
E também seu sacristão

Cigarrinho do capeta..........


Continua

ADQUIRA O FOLHETO DESTE CORDEL OU O LIVRO SEMEANDO VERSOS, COLHENDO CORDEL E TENHA ESTE E MUITOS OUTROS CORDÉIS DO POETA FRANCIS GOMES.


tchekos@ig.com.br
www.poetacordelistafrancisgomes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário