POETA FRANCIS GOMES

POETA FRANCIS GOMES

PALESTRAS, OFICINAS, COMPRA DE OBRAS LITERÁRIAS.

CONTATOS:

contatos:
poetafrancisgomes@gmail.com
11 954860939 Tim watsapp
11 976154394 Claro

terça-feira, 29 de março de 2016

Circuito Nacional de palestras





Projeto “Literatura nas Bordas”, de Sacolinha e Francis Gomes, chega ao Ceará nesta terça-feira (5/4)

Por meio da iniciativa que conta com o subsídio do Edital Bolsas de Fomento à Literatura do governo federal, autores da Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) divulgarão ações de incentivo à leitura a estudantes de escolas públicas do ensino médio

Distante de Fortaleza em torno de 475 Km., Farias Brito, no Ceará, é mais um município brasileiro carente de ações culturais de incentivo à leitura que receberá os escritores Ademiro Alves, o Sacolinha, e Francis Gomes. A apresentação dos autores da Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) que integra o projeto “Literatura das Bordas – Palestra-Espetáculo” será nesta terça-feira (5 de abril).

A iniciativa conta com o subsídio do Edital Bolsas de Fomento à Literatura do governo federal, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB) do Ministério da Cultural (MinC)”.

Assim como nas demais cidades que percorreram, Sacolinha e Gomes falarão sobre literatura e divulgarão suas produções e projetos a alunos do ensino médio de escolas públicas. A palestra será ministrada na biblioteca municipal. No próximo dia 15, os autores susanenses estarão em Berilo, no Vale do Jequitinhonha, em Minhas Gerais, que encerrará o circuito nacional de palestras.

A força da literatura marginal e periférica, tema recorrente nas obras de Sacolinha, e a literatura de cordel que move as produções de Gomes serão alguns dos assuntos abordados. Outros temas como o movimento literário dos últimos anos que ganhou força, sobretudo, com a proliferação dos saraus também terão destaque.

Os estudantes ainda receberão dicas de produção textual e ouvirão relatos de como a literatura é capaz de romper paradigmas e promover a inserção social em comunidades carentes.

Segundo Sacolinha, coordenador do “Literatura nas Bordas”, os objetivos do projeto estão sendo alcançados, o que anima e estimula a continuidade de ações como esta:

“O sucesso cresce a cada município visitado. Começamos em Rio Branco (Acre) com uma palestra, em Candelária (Rio Grande do Sul) devido à procura ampliamos para duas e em João Pessoa (Paraíba) o interesse do público surpreendeu ainda mais e chegamos a ministrar quatro palestras, ou seja, três a mais que o previsto. Em vez de 200 participantes inicialmente previstos, falamos para um público de 500 pessoas”, destaca.


Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no endereço eletrônico sacolagraduado.blogspot.com poetacordeslistafrancisgomes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário