POETA FRANCIS GOMES

POETA FRANCIS GOMES

PALESTRAS, OFICINAS, COMPRA DE OBRAS LITERÁRIAS.

CONTATOS:

contatos:
tchekos@ig.com.br
11 954860939 Tim
11 976154394 Claro

quinta-feira, 17 de março de 2016

PALESTRA




Escritores Sacolinha e Francis Gomes serão recebidos na Paraíba na terça-feira (22/3)

Autores da Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) estarão em João Pessoa com o projeto “Literatura das Bordas – Palestra Espetáculo” para divulgar ações, projetos e criações na área literária

João Pessoa, na Paraíba, será o próximo destino dos escritores suzanenses Ademiro Alves, o Sacolinha, e Francis Gomes, que desde o mês passado participam de um circuito nacional de palestras por meio do projeto “Literatura das Bordas– Palestra-Espetáculo”. Os dois autores regionais membros da  Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) estarão na capital paraibana na terça-feira (22 de março) para mostrar a estudantes do ensino médio de escolas públicas a força da literatura e sua importância na construção de novos caminhos.

A ação conta com o subsídio do Edital Bolsas de Fomento à Literatura do governo federal, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB) do Ministério da Cultural (MinC)”, que recebeu inscrições de 80 projetos de todo o País. O “Literatura das Bordas” foi um dos cinco selecionados pelo edital.

Em João Pessoa, Sacolinha e Gomes serão recebidos por um público de 200 pessoas na Biblioteca Municipal. No decorrer da palestra, ambos irão divulgar seus projetos, ações e produções literárias, além de expor métodos de criação textual e comentar sobre o movimento literário dos últimos anos que ganhou força, sobretudo, com a proliferação dos saraus.

A força da literatura marginal e periférica e a efervescência dos saraus, por exemplo, serão alguns dos assuntos abordados por Sacolinha. Gomes discorrerá sobre a literatura de cordel, gênero recorrente de suas obras.

O circuito nacional de palestras continua até abril, quando Sacolinha e Gomes visitarão as cidades de Farias Brito, no Ceará, e Berilo, no Vale do Jequitinhonha, em Minhas Gerais, respectivamente nos dias 5 e 15. Eles já estiveram em Rio Branco, no Acre, e em Candelária, no Rio Grande do Sul. A escolha dos locais se deve ao fato de serem municípios carentes de ações voltadas à literatura e pouco visitado por escritores de São Paulo.

Segundo Sacolinha, coordenador do “Literatura nas Bordas”, a avaliação do projeto feita com base nas duas cidades visitadas é de que o mesmo vem cumprido seus objetivos:

“É visível a empolgação do público, tanto aqueles que ainda não leem e querem começar quanto aqueles que já leem e querem aumentar o ritmo da leitura. Nosso trabalho tem sido divulgado e a promoção dessas palestras tem sido bem aceita”, resume.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no endereço eletrônico sacolagraduado.blogspot.com.




Nenhum comentário:

Postar um comentário