POETA FRANCIS GOMES

POETA FRANCIS GOMES

PALESTRAS, OFICINAS, COMPRA DE OBRAS LITERÁRIAS.

CONTATOS:

contatos:
poetafrancisgomes@gmail.com
11 954860939 Tim watsapp
11 976154394 Claro

terça-feira, 1 de abril de 2014

Mentira



Sozinho em casa
Outro dia eu estava pensando,
E assim meditando, meditando,
Sobre o que falo o que faço e o que sinto.
E de mente aberta,
Cheguei à incrível descoberta,
De que eu minto.

Cada um.
Faça assim como eu fiz,
Seja seu próprio juiz,
Vasculhe o seu subconsciente.
Você pode até negar
Mas com certeza ele vai falar:
-Você também mente.

Sem meio termo.
Vocês, todos vocês,
Sejam verdadeiros desta vez.
Por favor, não inventem.
Acham que eu sou louco inconsequente?
Que sou o único que mente?
Não. Vocês mentem.

Sim, é deste jeito.
Eu, tu, ele...
Nós, vós, eles,
Quase sempre fingimos.
Não estou aqui para acusar,
Eu apenas revolvi mostrar;
Todos nós mentimos.

Eu e você.
Estamos vendo uma mulher de mini saia,
Com uma blusa tomara que caia,
Um corpo que nunca vimos.
Eu falo: maravilhosa!
Você grita: apetitosa!
Percebe, mentimos.

Agora você mulher.
Vai passando em um super carro,
Um cara de óculos escuro fumando um cigarro,
Você diz: lindo!
Para quem? Para o carro que sumiu?
Ou para o cara que nem viu?
Desculpe você está mentindo.

E agora nós.
Um trio de mentirosos, eu, ele e você,
Falamos do que não pudemos ter,
Afirmamos o que não vimos.
Por conseqüência sem perceber,
Tanto eu, como ele e você,
Na ocasião, mentimos.

Outro exemplo:
Imaginem um amigo Todo ético,
Nos convida para ouvir um político,
No final todos nós aplaudimos.
Mas sabemos, poucos gostam de política,
Ao contrário, a maioria critica,
Mas para agradá-lo mentimos.

É sempre assim.
Estamos sempre fingindo,
Estamos sempre mentindo,
Por mais que sejamos rigorosos.
Seja no amor ou no financeiro,
Por mais que sejamos verdadeiros,
Somos sempre, mentirosos.

O certo é,
Mente quem perde e quem ganha,
Seja por medo ou vergonha,
Para tirar vantagem ou agradar alguém.
Desculpem-me por falar o que sinto,
A verdade é, eu minto,
Mas vocês, também.

Finalizando.
Para deixar por concluído,
Perdoem-me se fui atrevido,
Mas quero ver quem me desmente.
Quero ver quem tem coragem,
De fazer à sacanagem,

De falar que nunca mente.                                                                           Francis Gomes                                                                         

Um comentário:

  1. Realmente todos nos mentimos : Mas agora estou falando a pura verdade:Francis Gomes você é genial !!!

    ResponderExcluir